Itamir Neves
 
 
Um povo exclusivo de Deus
 
A expressão “povo de propriedade exclusiva de Deus” foi dita pelo apóstolo Pedro e encontra-se em 1Pe 2:9.

Nós, os cristãos, somos um povo de propriedade exclusiva de Deus. A palavra no original é composta, formada de outras duas: uma delas significa “em torno de, ao redor de” e a outra é o verbo “estar”.

A compreensão das duas palavras pode ser representada graficamente por um ponto dentro de um círculo. Assim como o círculo está “ao redor” do ponto, Deus está ao redor daqueles que pertencem ao Seu povo.

Assim como o círculo monopoliza o ponto e tem o ponto inteiramente seu, semelhantemente Deus nos tem inteiramente para Si mesmo. Esse é, pois, um lugar de segurança.

Paulo, algum tempo depois, reafirma a mesma verdade quando diz que “somos um povo  exclusivamente de Deus” (Tt 2.14). Essa maravilhosa constatação nos atinge diretamente dando-nos esperança e segurança, dando-nos certeza de que podemos descansar os nossos corações abatidos, quando em períodos de provações ou tentações. Nós, os cristãos temos um lugar de proteção! Estamos dentro do círculo da proteção divina!

Mas, pense comigo: coloquemos uma flecha fora do círculo, chamando-a de “testes”. Assim como essa flecha não pode atingir o ponto no interior do círculo, sem o atravessar, assim também nenhum “teste (provação ou tentação)” pode nos atingir se primeiro não passar pela vontade permissiva do nosso Deus.

Enquanto caminhamos, em nossa jornada peregrina, podemos ter certeza que Ele não permitirá que os testes sejam grandes demais, que não os possamos suportar. Ao invés disso, Ele é fiel e nos dará força espiritual para que possamos vencê-los (2Tm 2.1). Isso Ele faz porque somos um povo exclusivamente Seu!

Deus providencia para nós, nesses períodos, o “escape”, para que possamos suportar as tentações ou provações (1Co 10.13). Na sabedoria divina, Deus permite testes para os que são Seus, com o propósito de transformar o nosso caráter à semelhança de Cristo (Rm 8.29).

Em Sua suprema soberania Deus planeja as provações e limita as tentações. Em Seu grandioso amor Ele nos livra de cairmos em tentações. Em Sua maravilhosa graça Deus contrabalança as provas e, faz-nos vencer as tentações. Em Seu compassivo trabalho Ele nos protege continuamente.

Tudo isso acontece porque somos “um povo exclusivamente Seu”!

Reconheçamos, portanto, que as dificuldades e todo nosso sofrimento estão sob o controle de Deus, que quer que sejamos como o Seu Filho primogênito!

Reconheçamos, portanto, que a vontade de Deus para conosco é sempre boa, agradável e perfeita (Rm 12.2)!

Reconheçamos, portanto, que a graça protetora de Deus é suficiente para ultrapassar qualquer dificuldade, consolar qualquer tristeza e vencer qualquer provação ou tentação!

Reconheçamos, portanto, que somos “um povo exclusivo de Deus”! Sejamos gratos, celebremos e exaltemos o nosso Senhor!
 
FotosColunas Notícias AvançadoExtensivoIntensivo Modular Perguntas FrequentesQuem Somos Visão